quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Biotipo Genético. Qual será o seu?


O biotipo de um indivíduo corresponde a uma classificação de sua estrutura física, ou seja, o tipo de físico que tal indivíduo apresenta, sendo estas características herdadas geneticamente. Uma vez que cada biotipo apresenta suas peculiaridades, conhecer qual o seu tipo biológico é importante para sua rotina de treinamento, uma vez que a mesma pode ser direcionada de tal forma que leve em consideração as características de cada tipo físico e, consequentemente, contribua para melhorar os nossos resultados.

Como cada biotipo reúne um conjunto de características, são classificados basicamente em três grupos; ectomorfos, endomorfos e mesomorfos. Na verdade, nosso corpo sempre apresenta as características de mais de um desses biotipos ao mesmo tempo, sendo que um biotipo prevalece em relação a outro. A partir do momento que se observa a quantidade de traços ectomórficos, mesomórficos e endomórficos de um indivíduo, surgem as classificações mistas. Por exemplo, alguém que apresente um maior número de características mesomórficas, depois por um número considerável de características endomórficas e, por fim, um pequeno número de características ectomórficas, é classificado como sendo um endomesomorfo.

A seguir, as características de cada biotipo.


Ectomorfo

Indivíduos com estrutura física ectomórfica são tipicamente conhecidos como aquelas pessoas altas e magras, que geralmente comem bastante, mas não adquirem peso. Dentre as principais características deste biotipo, destacam-se:

  • Menor percentual de massa muscular e de gordura corporal;
  • Estrutura esquelética leve, com ossos estreitos e salientes;
  • Formato retangular, com ombros geralmente caídos e alinhados com a cintura, que é fina, assim como os pulsos e tornozelos;
  • Possuem metabolismo acelerado e maior dificuldade em ganhar peso, especialmente massa muscular;
  • Mantêm boa resistência física e se adaptam bem a esportes aeróbicos, se cansando pouco, mesmo quando não estão praticando regularmente alguma atividade física. Neste caso, ainda assim conseguem manter um grau de definição muscular, uma vez que possuem pequeno percentual de gordura corporal.

Na maioria das vezes, os ectomorfos praticam a musculação com o intuito de compensarem o déficit de massa muscular que possuem. Por serem mais franzinos, buscam um maior volume corporal.

Observamos que a natureza genética do ectomorfo é gentil ao lhe dar uma boa resistência física e um metabolismo que muitos indivíduos acima do peso gostariam de ter, ainda com o privilégio de comer de tudo sem engordar. Por outro lado, não lhe forneceu a robustez de um corpo dotado de uma melhor estrutura muscular e esquelética. Entretanto, o ectomorfo surpreeende a todos quando dedica-se aos treinos e à alimentação de tal maneira que conseguem adquirir uma invejável massa muscular.

Como possuem metabolismo rápido, o organismo do ectomorfo tende a queimar mais gorduras rapidamente. Sendo assim, este indivíduo necessita ingerir boa quantidade de proteínas e aumentar a sua ingesta calórica. Além disso, nos treinamentos deve buscar aumentar as cargas, realizando um número menor de repetições, não abusando dos exercícios aeróbicos a fim de não sacrificar massa magra.


Endomorfo

Indivíduos com estrutura biotípica endomórfica correspondem aos mais gordinhos. Suas principais características são:

  • Elevado peso corporal. Mesmo que apresentem quantidade considerável de massa muscular, geralmente esta fica encoberta pela também considerável quantidade de gordura que apresentam;
  • Metabolismo lento, havendo certa dificuldade em queimar gorduras;
  • São fisicamente arredondados, com braços e pernas curtas, cintura larga e abdômen saliente;
  • Tendem a transformar o alimento ingerido em gordura.

O trabalho de um endomorfo na academia tende a focar inicialmente com a perda de gordura corporal, realizando mais exercícios aeróbicos e com maior rigidez na dieta. Entretanto, com a musculação pode-se ao mesmo tempo desenvolver a massa muscular ao mesmo passo que perde gordura. Apesar da massa magra dos endomorfos geralmente estar escondida pela camada de gordura, esses indivíduos possuem mais facilidade em adquirir músculos do que os ectomorfos e quando realizam um bom programa de treinamento e dieta, conseguem obter um excelente resultado.


Mesomorfo

Estes indivíduos são mais privilegiados pois possuem, por natureza, uma ótima estrutura corporal, sendo suas principais características:

  • Menor percentual de gordura corporal e maior percentual de massa muscular;
  • Não queimam tanta caloria quanto os ectomorfos e não armazenam gordura como os endomorfos, sendo os alimentos melhores aproveitados para a manutenção muscular;
  • Densidade óssea favorecida;
  • O formato ideal apresentado é o de triângulo de ponta cabeça, com ombros largos e cintura fina;
  • Por terem massa muscular naturalmente mais desenvolvida, geralmente possuem força e se favorecem melhor ainda com os exercícios de musculação, apresentando resultados mais rápidos do que os demais indivíduos. Muitos fisiculturistas que desenvolvem massa muscular bastante expressiva reúnem uma maior quantidade de características mesomórficas.

Os mesomorfos devem buscar o equilíbrio nos treinos, mesclando algumas sessões de aeróbicos para manter a resistência física e o trabalho de força para manter ou aumentar a massa muscular.


Alguns Fisiculturistas e seus Biotipos Genéticos

A título de ilustração, veremos a seguir alguns fisiculturistas e o tipo corporal de cada um. É importante lembrar que todas as pessoas apresentam uma mescla de características de mais de um tipo físico.

Arnold Schwarzenegger, uma das lendas do fisiculturismo, em sua Enciclopédia de Fisiculturismo e Musculação (Editora Artmed), considera poder reunir diversas características mesomórficas para desenvolver com facilidade sua massa muscular. Entretanto, seu tipo físico sempre tendeu mais para o aspecto magro, o que lhe faz considerar-se como sendo um ectomesomorfo.

Arnold Schwarzenegger - Ectomesomorfo

Outro fisiculturista dos tempos de ouro, Frank Zane, reunia em grande parte as características ectomórficas e, segundo Schwarzenegger, sua excelência no fisiculturismo foi devido a um árduo trabalho dedicado e não por um favorecimento genético natural.

Frank Zane - Ectomesomorfo

Dorian Yates já é daquele conjunto "massudo" de fisiculturistas e seu biotipo é classificado como endomesomorfo.

Dorian Yates - Endomesomorfo

Resume-se aqui a importância de se conhecer o seu biotipo. A individualidade biológica é extremamente importante no contexto da musculação e do fisiculturismo. Mesmo que alguns princípios possam ser aplicados a diversos indivíduos, muito dos fatores que o encaminhará no sucesso de seu desenvolvimento físico deverão ser ministrados de acordo com a genética que a natureza lhe proporcionou.